segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O ideal e o seu oposto



Imagens: autoria não identificada/fonte:internet
**********************************************************

E DESTRUIR QUALQUER CERTEZA

A extinção da inocência espiritual – com seus valores elevados e fecundos - é causa da desarmonia humana, da ironia do perverso, da demagogia política, da farsa religiosa, da hipocrisia social.

A vida é do tamanho de sua mente, aonde ela chega você poderá chegar. Os ideais serão alcançados. Bons ou ruins. Os valores abstratos desejados e seguidos darão compensação e equilíbrio aos valores físicos e materiais instintivos do homem fisiológico, tão presentes no seu cotidiano. O instinto deve ser controlado pelo homem espírito, cujas manifestações - inteligência, discernimento, vontade, sentimentos e religiosidade - se dão na mente.

Cada pessoa é responsável pelo equilíbrio social, familiar e do meio ambiente, elo de uma cadeia espiritual construtiva ou destrutiva. A falta de discernimento espiritual, ou seja, a ignorância de si mesmo como ser imaterial e consciente - integrante involuntário da verdade universal, não pessoal- pode estagnar o espírito e destruir qualquer certeza de verdade nesse mundo.


Alberto Magalhães

************************************************************

AS LÁGRIMAS DA DISCÓRDIA

O homem é agressivo porque não chora? É dito que as lágrimas lavam a alma angustiada, levando - mesmo que temporariamente, a tristeza para fora. E de vez a vez ela acaba indo embora. Quando eu era menino e as lágrimas me escapavam, eu ouvia: você não é homem não? Não, eu não era ainda, estava aprendendo a ser. Coisa que ainda não se findou. Quando eu morrer terei findado a missão. Porque homem também tem que aprender a morrer. O vulnerável heroi do seu lar e de si mesmo.

O choro faz bem. Eu ouvi que as lágrimas acumuladas na alma endurecem o coração. Até já fui castigado quando chorei na infância. Juventude insensível, esta de agora. Não era isso que os pais queriam? Um rapaz que não chora, de coração duro? Preparado para as desilusões e os embates da vida?

As lágrimas nos dizem que somos humanos e que se elas existem têm alguma finalidade, como o suor que elimina as impurezas do corpo. Elas são a voz das profundas emoções. Agora tenho que reaprender a chorar, porque a vontade existe, porém faltam os mecanismos psicológicos para liberar esse elemento refrigerador. Até Boto, o cachorro da minha infância, chorava.

Alberto Magalhães

Imagens: autoria desconhecida/fonte: internet

2 comentários:

  1. Platônico seu texto, não?(o primeiro)
    O 'instinto' deve sim ser dominado pelo 'homem espírito', mas não sobrepujá-lo, pois caso contrário teremos somente uma letargia infinita tanto física quanto espiritual.
    É bem controverso a separação entre estas duas dimensões. Hoje em dia, por exemplo, sabemos que nas relações amorosas tanto o lado psiquico quanto o fisiológico atuam paralelos naquilo que milenarmente classificamos como 'amor'. Mas ainda bem que predomina o lado psiquico - imagine alguém chegar para a pessoa amada dizendo "Querido(a) estou predidamente atraído(a) pelos seus hormônios..." Acaba todo o encanto!

    ResponderExcluir